O que é o Ludimídia?




O Projeto Ludimídia, é um Labortatório de Artes, Mídias e Tecnologias. 
Por enquanto, contamos apenas com o ambiente virtual - este blog -, hospedado no Blogger e com o domínio registrado ludimidia.org.
 Nesse ambiente, fazemos experiencias com arte, mídia, artesanato, comunicação visual, audiovisual etc. voltadas para a prática educativa. O blog é acessível a todos na rede, bem como toda a informação contida nele. 

Estamos também no Twitter, Facebook, SoundCloud e temos um canal no youtube apenas para a publicação de nossas experiencias, além de um site em construção onde utilizaremos a ferramenta joomla visando promover mais interação e melhor organização das nossas informações.

Justificativa

A urgência da inclusão digital está além da alfabetização em informática; pensamos que o diálogo, a criação e a descoberta devem fazer parte das demandas do curriculo contemporâneo; acessar o computador e a internet é muito pouco, diante do potencial da rede e das possibilidades de criação e interação.
 
Com o LUDIMÍDIA, gostaríamos de contribuir para a formação de uma sociedade criativa, sensível e autônoma em torno da emergência do uso das tecnologias.


Público Alvo

Professores e profissionais da educação; Interessados em desenvolver projetos nas áreas de arte, educação e tecnologias.

Objetivo Geral

Oferecer ao público-alvo vivências mediadas por tecnologias com o foco na experimentação e investigação de possibilidades para criação de produtos  educativos, objetos didáticos e promocionais, artesanais e artísticos.

Objetivos Específicos

O projeto Ludimídia – Laboratório de Arte, Mídia e Educação tem como base as ações nos seguintes eixos:
  • Uso criativo de tecnologias na Educação
Busca oferecer aos sujeitos envolvidos, experiencias, opções e atividades criativas voltadas ao ensino com o uso da mídia e das tecnologias digitais e analógicas.
  • Mídia artesanal e artística – criação de peças comunicacionais e material didático
Aprende-se a fazer peças comunicacionais como banner, cartazes, vinhetas, audiovisual com os softwares e materiais disponíveis e voltadas para o uso didático.
  • Animação Stop motion
Criar um micro roteiro, buscar novas possibilidades para a produção de animação, bem como construção de cenário, personagens para um curta, serão algumas das opções oferecidas nas pesquisas de Stop motion.


Licenciamento das obras:

Toda a produção do nosso blog, está sob esta forma de Licencenciamento do Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/2.0/br/

Áreas e formas de atuação

As ações do Ludimídia estão em torno das áreas: arte, mídia, educação e é claro, ludicidade, que já acontecem inicialmente no blog e podem desenrolar-se em consultorias, oficinas, cursos de formação de professores e profissionais da educação; fóruns, grupos de discussões etc.

Saiba o que é o Ludimídia de forma mais lúdica com este audiovisual: